
Comunicado: Para melhoria dos nossos serviços, o RGT News está realizando uma manutenção interna no site.
Queda histórica de assassinatos na gestão Bolsonaro, desmente Dino sobre culpa na chacina
Por Redação
- Publicado em 23/02/2023
- 18:20

O ministro Flávio Dino (Justiça) usou as redes sociais nesta quarta-feira (22) para comentar o crime ocorrido em um bar na cidade de Sinop, no Mato Grosso, onde dois homens mataram sete pessoas com tiros a queima roupa.
De acordo com o político, esse episódio é reflexo da “irresponsável política armamentista” do governo de Jair Bolsonaro (PL).
No entanto os números e fatos mostram o contrário.
O número de assassinatos registrados no Brasil em 2021 caiu 7% em relação ao ano anterior e atingiu 41.069 –o menor da série histórica, contada desde 2007. Os dados são do Monitor da Violência, projeto do portal g1 em parceria com o FBSP (Fórum Brasileiro de Segurança Pública) e o NEV-USP (Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo).
A queda histórica foi comemorada na época pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) como um dos feitos de sua gestão.
Conforme Bolsonaro, a redução foi devido à priorização do combate ao narcotráfico e ao crime organizado ao apoio aos agentes de segurança e à defesa dos cidadãos pelo governo.
Leia a íntegra da manifestação de Bolsonaro sobre a queda no número de assassinatos, divulgada em seu canal no Telegram em 9.mar.2022, às 20h42:
“- Diziam que a violência aumentaria após minha eleição. A verdade é que a violência caiu. E não apenas caiu: em 3 anos de Governo, o Brasil bateu recorde em queda de homicídios e atingiu os menores índices em quase 15 anos. São fatos que ninguém pode negar.
“- A maior redução de homicídios da série histórica foi registrada em 2019, primeiro ano do nosso Governo, com queda de quase 20%. E foi em 2021, também neste Governo, que alcançamos o menor menor índice de homicídios desde 2007. É científico dizer que hoje o Brasil está mais seguro.
“- Esses feitos ocorrem justamente no período em que o combate ao narcotráfico e ao crime organizado, o apoio aos agentes de segurança e a defesa dos cidadãos de bem passaram a ser prioridade no Brasil. Com isso, estamos colocando um ponto final na inversão de valores.
“- Falsos especialistas, impossibilitados de negar a realidade, estão chegando ao ponto de afirmar, entre outros absurdos, que a queda histórica nos índices de mortes violentas se deve à “profissionalização” dos bandidos.
“- Em 3 anos aumentamos investimentos, demos respaldo às forças de segurança, batemos recordes de apreensão de drogas e prejuízos ao crime, ampliamos acesso a armas legais a cidadãos de bem etc. Mas para os “especialistas” a queda da violência seria apenas uma grande coincidência.
“- É vergonhoso que o empenho de parte da mídia esteja mais voltado a desmerecer nosso trabalho do que celebrar os resultados históricos, assumindo mais o papel de militantes do que de profissionais. Porém, sabemos que se a violência tivesse aumentado, esses culpariam o Governo.
“- Ainda há um longo caminho pela frente. Pegamos um país entregue à corrupção moral, política e econômica. Não se muda essa realidade catastrófica do dia pra noite. Mas cada vida salva das mãos do crime é importante. Por isso seguiremos trabalhando sem descanso pelos brasileiros!”
Divulgue essa notícia:
1. Baixe o card no botão abaixo.
2. Compartilhe nas suas redes sociais.
DEMONSTRAÇÃO DO CARD:
Queda histórica de assassinatos na gestão Bolsonaro, desmente Dino sobre culpa na chacina

Saiba mais em rgtnews.com.br
Divulgue essa notícia:
1. Baixe o card no botão abaixo.
2. Compartilhe nas suas redes sociais.
DEMONSTRAÇÃO DO CARD:
Queda histórica de assassinatos na gestão Bolsonaro, desmente Dino sobre culpa na chacina


Saiba mais em rgtnews.com.br