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Otimista, comércio local projeta incremento entre 20% e 25% nas vendas no Dia das Mães em Rondonópolis

Por Assessoria

O comércio de Rondonópolis está otimista para mais um Dia das Mães. Sondagem realizada nesta semana pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Rondonópolis mostra que a expectativa do setor está entre 20% a 25% de incremento nas vendas na data, na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo lojistas entrevistados, estes últimos dias antes do segundo domingo de maio tendem a confirmar o bom momento do varejo.

A sondagem ouviu lojistas dos ramos de confecções, perfumaria, eletrodomésticos e eletroeletrônicos e lembranças. “O que estamos sentindo é que as pessoas querem presentear, fazem questão desta homenagem às mães, esposas, sogras. Os consumidores estão nas ruas e dispostos e gastar”, projeta uma lojista entrevistada.

Outro comerciante local afirma que o momento pós pandemia ressignifica o Dia das Mães deste ano. “Passamos por momentos muito difíceis. Muita gente perdeu quem mais amava, infelizmente. Por isso, há este sentimento de valorização que simboliza o presente. Independentemente do valor agregado, a intenção é de estar junto, celebrar, expressar carinho. Temos visto isso nestes dias aqui na loja. Uma movimentação de pessoas como a que tínhamos há três, quatro e cinco anos atrás”, diz.



Do ramo de eletrodomésticos e eletrônicos, outro lojista entrevistado arrisca no ticket médio alto: R$ 1,5 mil. Dos presentes mais procurados, segundo afirma, o foco de quem quer presentar está nos smartphones, air fryer e lavadoura de roupas.

Outros presentes citados na sondagem: perfumes e cosméticos em geral, roupas e confecções, calçados, acesórios (bolsas, cintos, etc), utensílios do lar, cestas de café da manhã e presentes personalizados (canecas, almofadas, etc).

Nacional

Considerada pelos varejistas como a principal data comemorativa do primeiro semestre e a segunda melhor do ano em termos de faturamento, perdendo apenas para o Natal, o Dia das Mães deve movimentar o comércio nos próximos dias. Levantamento feito em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, revela que 79% dos consumidores devem realizar pelo menos uma compra no período. A expectativa é de que aproximadamente 128,7 milhões de brasileiros presenteiem alguém este ano, o que deve movimentar uma cifra próxima de R$ 33,2 bilhões nos segmentos de comércio e serviços.

As principais presenteadas serão as mães (78%), a esposa (18%) e a sogra (16%). O levantamento aponta que 23% dos consumidores devem gastar entre R$ 101 a R$ 200 com os presentes, enquanto 22% mais de R$ 400. Em média, os consumidores pretendem comprar 2 presentes na data, com um ticket médio de R$ 258 considerando todos os gastos.

Entre aqueles que pretendem comprar presentes, 59% acreditam que as mães merecem o presente por seu carinho e esforço, 19% consideram que presentear é um gesto importante e 19% têm o costume de presentear as pessoas que gostam.

Em relação aos gastos, 28% pretendem gastar o mesmo valor este ano quando comparado a 2022, enquanto 38% esperam gastar mais, sendo os principais motivos: comprar um presente melhor (44%); os produtos que querem comprar estão mais caros (40%); e vão comprar mais presentes (23%).

Por outro lado, 23% têm intenção de gastar menos, devido as razões: economizar dinheiro (30%), orçamento apertado (21%) e piora do cenário econômico em relação a 2022 (20%).

A pesquisa revela que no Dia das Mães deste ano, os produtos campeões de venda devem ser as roupas, calçados ou acessórios (46%), perfumes (42%), cosméticos (23%) e chocolates (23%). Entre os entrevistados, 47% planejam comemorar na casa da mãe, 26% em sua própria casa e 7% vão almoçar fora.

As lojas físicas aparecem como o principal local de compras dos consumidores: 72% afirmaram que pretendem comprar a maioria dos presentes presencialmente, sobretudo nos shopping centers (31%) e em lojas de rua (18%).

A internet aparece como local de compra de 40% dos consumidores, principalmente nos sites e lojas virtuais (36%). Considerando os que pretendem fazer compras em sites/lojas online, os mais citados são os sites de varejistas nacionais (57%), varejistas internacionais (51%) e sites de lojas de roupas (35%).

Para os entrevistados, os fatores que mais pesam na escolha do local de compra são a atratividade do preço (57%) – um aumento de 14 pontos percentuais em relação a 2022 –, a qualidade dos produtos (41%) e as promoções e descontos (37%).

A pesquisa aponta que o consumidor está atento aos preços e a grande maioria (81%) pretende fazer pesquisa antes de comprar os presentes, sobretudo pela internet (82%), seja em sites/aplicativos (71%) ou nas redes sociais (39%). Já 67% fazem pesquisa de preços sem o uso da internet, ou seja, em lojas físicas, principalmente nos shoppings (43%, sobretudo classes A/B), em lojas de rua (34%, com destaque entre as classes C/D/E) e nos supermercados (15%).

Em relação a forma de pagamento, 66% pretendem pagar os presentes à vista, principalmente no PIX (34%, com aumento de 8 pontos percentuais, comparado a 2022) e no cartão de débito (26%). Enquanto 53% citam o pagamento a prazo, com destaque para o cartão de crédito parcelado (33%) e o cartão de crédito com parcela única (19%, principalmente os mais velhos e classes A/B).

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