Comunicado: Para melhoria dos nossos serviços, o RGT News está realizando uma manutenção interna no site.
Família doa órgãos de jovem vítima de acidente de trânsito em MT
Por G1
- Publicado em 04/06/2023
- 12:21
O jovem Igor, de 22 anos, teve morte encefálica na última quarta-feira (31), vítima de acidente de trânsito. Mesmo diante da dor, a família optou em doar os órgãos do rapaz e, na sexta-feira (2), a captação múltipla de órgãos para transplante foi realizada no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).
Igor deu entrada no hospital no dia 27 de maio deste ano com traumatismo craniano, após ter sofrido um acidente de trânsito. A morte encefálica foi confirmada pela equipe do hospital, na última quarta-feira (31).
Yan relatou que, mesmo diante da dor da perda, a família optou em doar os órgãos do rapaz. “Mesmo com as nossas tristezas, nós podemos salvar outras vidas, sempre importante também priorizar a vida dos outros que também tem importância pra família, é muito amor”.
Segundo a responsável técnica de enfermagem das UTIs adulto do HMC, Michelle Soubhia Alonso, com a decisão da família, foi dado início ao protocolo para o processo de captação de órgãos, para verificar a gravidade do paciente e o potencial para doação. O trabalho durou cerca de 17 horas, o que, de acordo com a enfermeira, foi considerado rápido.
“O paciente foi encaminhado para UTI e ficou sendo avaliado o tempo todo, com médicos capacitados juntamente com a equipe múltipla profissional da unidade. Conseguimos finalizar esse protocolo em mais ou menos 17 horas e depois disso nós fizemos toda a logística, entrevista com a família e o aceite da doação”, explica Michelle.
O diretor técnico do HMC, Ademário Almeida Marinho Júnior, contou que essa foi a primeira captação múltipla de órgãos para transplante realizada na unidade, e que necessitou de uma longa preparação, desde instrumentação cirúrgica à preparação do corpo clínico.
A operação foi conduzida pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da unidade, em conjunto com a Coordenadoria Estadual de Transplantes e o Sistema Nacional de Transplantes.
“O programa CIHDOTT já existia no hospital, porém sem uma gestão efetiva não conseguia otimizar todo o serviço necessário. Captação de órgãos é um procedimento cirúrgico extremamente delicado, com equipamentos de alto custo e materiais especiais que no SUS não é cadastrado na tabela SigTap”, explica.
Conforme Ademário, foi necessária uma equipe multidisciplinar para o sucesso da cirurgia.
“Foram necessários: um neurocirurgião, um neurologista, um cardiologista, um intensivista, um médico que é credenciado pelo programa do CIHDOTT, habilitado para fazer protocolos de diagnóstico de morte encefálica e abordagem de manutenção da vida do paciente para que ele possa estar viável para fazer a doação, além, é claro, da equipe de enfermagem e de fisioterapia”, pontou o diretor técnico do HMC.
Os dois rins, fígado e as duas córneas de Igor foram transportados no fim dessa sexta-feira (2) e tudo precisou ser feito em um curto prazo.
Após a retirada, os órgãos precisam ser levados o mais rápido possível para o hospital que realizará o procedimento do transplante, que nesse caso é no estado de São Paulo. Escoltada por viaturas policiais, uma ambulância foi a responsável por levar esses órgãos do HMC até o aeroporto.
A responsável técnica de enfermagem das UTIs adulto do HMC reforçou sobre a importância de iniciativas como a da família, de optar pela doação dos órgãos.
“Essa é uma parte muito importante que a gente vê como prioridade porque muitas pessoas necessitam e estão aguardando na fila e a gente vê a dificuldade, o protocolo, todo o processo é muito demorado. Quanto maior for o número de pessoas doadores, que de fato que exponham essa vontade para família, isso vai facilitar muito e ajudar muitas vidas”, destacou Michelle Alonso.
Divulgue essa notícia:
1. Baixe o card no botão abaixo.
2. Compartilhe nas suas redes sociais.
DEMONSTRAÇÃO DO CARD:
Família doa órgãos de jovem vítima de acidente de trânsito em MT
Saiba mais em rgtnews.com.br
Divulgue essa notícia:
1. Baixe o card no botão abaixo.
2. Compartilhe nas suas redes sociais.
DEMONSTRAÇÃO DO CARD:
Família doa órgãos de jovem vítima de acidente de trânsito em MT
Saiba mais em rgtnews.com.br