Comunicado: Para melhoria dos nossos serviços, o RGT News está realizando uma manutenção interna no site.

Kalynka diz que pessoas estão morrendo nos hospitais devido a falta de gestão em Rondonópolis

Por RGT News

Em um discurso forte na sessão da Câmara de Vereadores nesta quarta-feira (29), a vereadora Kalynka Meirelles detonou a gestão do prefeito Zé do Pátio quanto a saúde em Rondonópolis.

De acordo com a vereador falta compromisso da atual gestão em diferentes aspectos que estão levando a inúmeras mortes nas unidade de saúde do município.

Kalynka destacou as deficiências estruturais nos Postos de Saúde da Família (PSFs), escassez de profissionais como médicos, enfermeiros e dentistas, além da falta de medicamentos básicos.

Um dos pontos de maior preocupação é o atraso no pagamento de médicos especialistas. Segundo a vereadora, profissionais que atuam na cidade desde agosto ainda aguardam seus salários, gerando um clima de desânimo e levando alguns a pensar em sair do município. O problema se estende aos médicos visitadores que, anteriormente ativos no Hospital da Lions e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), interromperam suas atividades devido à falta de remuneração.

Além disso, a cobrança por pagamentos também se estende à Santa Casa, um dos principais hospitais da região. Kalynka afirma que a demora nos repasses comprometeu a qualidade dos serviços, levando à necessidade de intervenção da Câmara Municipal para garantir o pagamento. Entretanto, a MaterClin, está há meses sem receber, somando uma dívida de três milhões e meio de reais (leia aqui).

Trânsito

A infraestrutura de trânsito também foi citada como fator contribuinte para a crise na saúde local. A dificuldade de locomoção, associada a um sistema viário ineficiente, é apontada como responsável por atrasos no atendimento médico de emergência. A secretária de trânsito, Priscila, apesar de esforços, enfrenta desafios na gestão do trânsito.

Outras áreas afetadas incluem a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital da Lions, originalmente planejado para atender especificamente à saúde da mulher.

“Nossa Upa está cheio de gente quebrada. E é por isso que o Hospital da Lions, que foi planejado para ser um hospital da mulher, está aí cheio de gente quebrada. E é por isso que o nosso cemitério está aí cheio de adolescente e de gente morta, porque falta gestão, falta compromisso com a saúde do nosso município. Então não vem me falar aqui que saúde é prioridade nessa gestão, porque não é. Não é. Aqui não tem pagamento dos hospitais. As pessoas estão morrendo”, disse.

“A MaterClin está para fechar, porque infelizmente não recebe dessa gestão. Porque para Santa Casa receber teve que vir aqui implorar pedir, pelo amor de Deus. Isso é uma falta de compromisso com o cidadão de Rondonópolis, com o cidadão aqui da nossa região. E a Santa Casa não fechou ainda porque recebe também recursos do governo federal, do governo do estado. Se receber só do município já tinha quebrado. Então não me vem falar de saúde não, que saúde está bem aqui, que não tem saúde boa nenhuma aqui em Rondonópolis”, finalizou a parlamentar.

Vídeo:

 

Divulgue essa notícia:

1. Baixe o card no botão abaixo.
2. Compartilhe nas suas redes sociais.

DEMONSTRAÇÃO DO CARD:

Kalynka diz que pessoas estão morrendo nos hospitais devido a falta de gestão em Rondonópolis

Saiba mais em rgtnews.com.br

Divulgue essa notícia:

1. Baixe o card no botão abaixo.
2. Compartilhe nas suas redes sociais.

DEMONSTRAÇÃO DO CARD:

Kalynka diz que pessoas estão morrendo nos hospitais devido a falta de gestão em Rondonópolis

kalynka

Saiba mais em rgtnews.com.br

MAIS DO RGT NEWS