Comunicado: Para melhoria dos nossos serviços, o RGT News está realizando uma manutenção interna no site.

Papa pune cardeal conservador por supostamente causar “desunião” na Igreja

Por Brasil Sem Medo

O Sumo Pontífice, o Papa Francisco, decidiu punir o ex-juiz do Tribunal Superior do Vaticano, o cardeal Raymond Burke, por supostamente provocar a “desunião” na Igreja. Francisco revogou seu direito a um salário e apartamento subsidiados pela Santa Sé. De acordo com America Magazine, o Papa esclareceu a ação dizendo que o cardeal usava seus privilégios contra a Instituição romana. A secretária de Burke destacou que o cardeal ainda não foi notificado sobre a medida.

Raymond Burke tornou-se popularmente conhecido por suas críticas à mentalidade revolucionária e às pautas ideológicas do modernismo – como ao aborto, o movimento LGBT e aos regimes comunistas – no intuito de resgatar a verdadeira identidade católica e promover a justiça e a caridade do cristianismo.

Doutor em direito canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana (PUG), a reputação do cardeal também se deu pelas críticas e questionamentos ao Sumo Pontífice nas questões de doutrina e fé.

Apenas um dia antes da primeira sessão da 16ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, em 3 de outubro, Burke realizou um congresso intitulado “A Torre de Babel Sinodal” para tratar de uma possível reforma da Igreja e a visão de Francisco a respeito da “sinodalidade”. “Infelizmente, está muito claro que a invocação do Espírito Santo por alguns tem o objetivo de apresentar uma agenda que é mais política e humana do que eclesial e divina”, disse o sacerdote na ocasião.

“As ovelhas dependem da coragem dos pastores que devem protegê-las do veneno da confusão, do erro e da divisão”.

Burke é o segundo prelado americano punido por Francisco neste mês. Após uma investigação do Vaticano na arquidiocese da cidade de Tyler, no Texas, o Pontífice destituiu a força Dom Joseph Strickland, bispo local e crítico de Francisco. Ao saber da punição de Burke, Strickland reagiu, em suas redes sociais, dizendo que “se isso [a punição] for verdade, é uma atrocidade que deve ser combatida. Se for uma informação falsa, ela precisa ser corrigida imediatamente”.

Nascido em Wisconsin, EUA, no dia 30 de junho de 1948, Burke estudou no Holy Cross Seminary, em La Crosse, Wisconsin, e depois na Catholic University of America em Washington. Em 1971 foi a Roma completar seus estudos em Direito Canônico, na Pontifícia Universidade Gregoriana (PUG), onde obteve o seu doutorado em 1984. Foi ordenado sacerdote pelo Papa Paulo VI em 29 de junho de 1975. Em 1994, foi sagrado bispo da diocese de La Crosse pelo Papa São João Paulo II; em 2003, arcebispo de St. Louis, província eclesiástica de Milwaukee.

O Papa Bento XVI, em 2008, o nomeou Prefeito do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica, do qual ele já era membro e presidente da Suprema Corte do Estado do Vaticano. Mais tarde, no consistório de 20 de novembro de 2010, foi elevado a cardeal pelo Papa Bento XVI. 

Divulgue essa notícia:

1. Baixe o card no botão abaixo.
2. Compartilhe nas suas redes sociais.

DEMONSTRAÇÃO DO CARD:

Papa pune cardeal conservador por supostamente causar “desunião” na Igreja

Saiba mais em rgtnews.com.br

Divulgue essa notícia:

1. Baixe o card no botão abaixo.
2. Compartilhe nas suas redes sociais.

DEMONSTRAÇÃO DO CARD:

Papa pune cardeal conservador por supostamente causar “desunião” na Igreja

GAGRsI7WcAMscUM

Saiba mais em rgtnews.com.br

MAIS DO RGT NEWS