Comunicado: Para melhoria dos nossos serviços, o RGT News está realizando uma manutenção interna no site.

Além das compras do fim de ano: o que fazer com o 13º salário?

Por Assessoria

Dinheiro também pode ser usado para pagar contas, realizar sonhos ou até mesmo investir

Em novembro, o 13º salário irá injetar na economia brasileira R$ 321,4 bilhões no pagamento aos trabalhadores do mercado formal nos setores público (estatutários e celetistas) e privado, com média de R$ 3.096,78 de rendimento adicional, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O dinheiro extra na conta pode ser usado de várias formas e é importante pensar além das compras de Natal e Ano Novo e das férias de janeiro.

O primeiro ponto que deve ser avaliado ao receber o 13º salário são as contas em atraso, já que esses valores podem ajudar a entrar em 2025 com o “nome limpo” e sem preocupações com débitos ou juros.



“Sempre recomendamos que o dinheiro extra seja investido. No entanto, sabemos que muitas pessoas e famílias estão endividadas. Diante deste cenário, nossa sugestão é que seja feita a renegociação das dívidas. Quanto mais se postergar a negociação, maiores serão os juros. Com um valor mais alto em mãos, é possível renegociar os valores à vista e conseguir reduzir os juros, tornando a quitação ainda mais vantajosa”, explica Renata Medaglia, diretora de operações da Cooperativa Sicredi Integração MT/AP/PA.

Outra questão que deve ser considerada são os gastos do começo do ano como IPVA, IPTU, material escolar e matrícula, que costumam pesar no orçamento. “Em janeiro as famílias têm várias despesas extras e esse dinheiro pode ser usado para não se apertar e iniciar o ano sem novas dívidas. Isso porque esses valores somados são altos”, enfatiza Renata Medaglia.

Já para aqueles que estão com a vida financeira organizada, esse pode ser o momento de realizar um sonho ou mesmo investir para ter rendimentos futuros, além de fazer uma reserva de emergência na poupança.

“Muitas pessoas têm o desejo de fazer uma viagem internacional, comprar um carro novo ou fazer uma reforma na casa. Essas coisas podem ser viabilizadas pelo 13º salário. Ou, se a intenção é poupar para o futuro, é possível começar a investir, o que pode ser feito com a ajuda da sua instituição financeira, que vai apresentar as melhores opções para cada perfil”, aconselha a Diretora de Operações da cooperativa Sicredi Integração MT/AP/PA.

Divulgue essa notícia:

1. Baixe o card no botão abaixo.
2. Compartilhe nas suas redes sociais.

DEMONSTRAÇÃO DO CARD:

Além das compras do fim de ano: o que fazer com o 13º salário?

Saiba mais em rgtnews.com.br

Divulgue essa notícia:

1. Baixe o card no botão abaixo.
2. Compartilhe nas suas redes sociais.

DEMONSTRAÇÃO DO CARD:

Além das compras do fim de ano: o que fazer com o 13º salário?

9a545857-65bc-4b37-b81f-27874a628958

Saiba mais em rgtnews.com.br

MAIS DO RGT NEWS