Comunicado: Para melhoria dos nossos serviços, o RGT News está realizando uma manutenção interna no site.
Prefeitura propicia funcionamento de Residência Médica na UFR
Por RGT News
- Publicado em 01/02/2025
- 12:42
A saúde pública de Rondonópolis ganha a partir de agora um novo reforço profissional. A Prefeitura de Rondonópolis será parceira da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) no Programa de Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade. O projeto de lei do Poder Executivo que permite essa parceria entre as partes foi aprovado por unanimidade nesta sexta-feira (31) na Câmara Municipal.
Engavetado pela gestão anterior desde 2021, o Programa de Residência Médica em Medicina e Comunidade do Município será custeado pela Prefeitura. Além de garantir o aperfeiçoamento profissional, com a fixação de novos médicos em Rondonópolis, o programa vai gerar a contratação em 2025 de quatro médicos em quatro PSFs (Programa Saúde da Família) da cidade, para a especialização médica, e de oito residentes de 2º ano, a partir de 2026.
A parceria aprovada vai possibilitar o efetivo funcionamento da primeira residência médica da história da UFR, a qual já obteve a aprovação e credenciamento pelo Ministério da Educação (MEC). Para a instituição, a referida residência médica representa uma formação continuada para os alunos egressos, que agora terão a oportunidade de se especializar em saúde da família sem precisar sair de Rondonópolis.
Para o Município, o programa também terá vários benefícios, uma vez que os médicos residentes devem ter atuação prioritária nas unidades de atenção primária/básica e eventualmente em unidades de atenção especializada, contribuindo para a redução de filas e a melhoria no atendimento à população, bem como desafogando unidades como a UPA e a Santa Casa.
O Programa de Residência Médica em Medicina da Família ficará sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde. Para o seu desenvolvimento, será efetivado inicialmente o pagamento de bolsa destinada aos médicos residentes no valor de R$ 15.000,00, pagos mensalmente, durante o período de 24 meses, a contar do início das atividades. Também será instituído o pagamento de bolsa destinada aos preceptores, tutores e coordenadores da Residência.
Vale informar que a seleção anual para o ingresso dos médicos residentes será organizada pela Comissão de Residência Médica de Rondonópolis, através de Processo Seletivo Público a ser previamente anunciado.
A sanção e publicação do projeto aprovado é esperada para o começo da próxima semana.
Divulgue essa notícia:
1. Baixe o card no botão abaixo.
2. Compartilhe nas suas redes sociais.
DEMONSTRAÇÃO DO CARD:
Prefeitura propicia funcionamento de Residência Médica na UFR
Saiba mais em rgtnews.com.br
Divulgue essa notícia:
1. Baixe o card no botão abaixo.
2. Compartilhe nas suas redes sociais.
DEMONSTRAÇÃO DO CARD:
Prefeitura propicia funcionamento de Residência Médica na UFR
Saiba mais em rgtnews.com.br