Comunicado: Para melhoria dos nossos serviços, o RGT News está realizando uma manutenção interna no site.

7 curiosidades que talvez você ainda não saiba sobre a Sexta-Feira Santa

A Sexta-Feira Santa é uma data extremamente significativa para os cristãos, pois representa a crucificação e a morte de Jesus Cristo. O Filho de Deus foi condenado injustamente pelas autoridades romanas e crucificado ao lado de dois criminosos nesse dia, quase 2000 anos atrás.

Disso, todo mundo sabe. Ou pelo menos deveria saber. E que a tradição católica orienta que seja uma data de reflexão e renovação da fé: um momento de lembrar o sacrifício de Jesus Cristo na cruz pelo perdão dos pecados da humanidade.

Mas há algo ainda desconhecido sobre a Sexta-Feira Santa e a sua celebração? Desconhecido não, mas pouco conhecido, sim. Por isso mesmo, separamos sete curiosidades sobre a data que talvez você ainda não saiba, porém agora vai saber!

Curiosidades da Sexta-Feira Santa

1. Feriado móvel

Você já pode ter se dado conta disso ou não, mas a Sexta-Feira Santa é um dos três únicos feriados móveis do Brasil, ao lado do Carnaval e do Corpus Christi. Isso se dá graças ao sistema que foi desenvolvido para tentar calcular a Páscoa a partir do céu, acomodando a celebração em calendários diferentes. 

2. Nada de Missas

A Sexta-feira Santa é o único dia do ano em que a Igreja Católica não celebra nenhuma Missa. Em todos os outros dias, inclusive da própria Semana Santa, como o a Páscoa, por exemplo, as celebrações acontecem normalmente. Conforme a tradição cristã, a data deve ser de silêncio, inclusive nos próprios templos.


3. Frango também proibido

Muitos católicos aderem ao jejum com foco na carne vermelha, por se tratar de um dia reservado para a prática de abstinências. Uma tradição milenar do catolicismo que se mantém firme. As restrições à carne vermelha, porém, contemplam também o frango e outras aves. A única carne permitida para quem adere a esse jejum é a de peixe. Por isso, para várias famílias, hoje é dia de bacalhau.

4. Mortes de animais proibida

A mesma tradição também é clara sobre este tema: não se pode matar qualquer animal na Sexta-Feira Santa, mesmo que seja para a alimentação. Muitos pecuaristas também não tiram leite das vacas. No entanto, como elas precisam ser ordenhadas diariamente para não desenvolverem infecções ou outros problemas de saúde, católicos tiram o leite das vacas, mas destinam o apurado para doação.

5. Jejum também sexual

Nada de namoro nem relações sexuais neste dia. A tradição também é clara sobre esse tema. Os católicos devem evitar qualquer tipo de prazer, por se tratar de uma data dedicada à abstinência e à reflexão. Nada de bebedeira também. O vinho é a única bebida permitida, mas com moderação.

6. Brasil tem a maior Paixão

A maior representação da Paixão de Cristo no mundo acontece no Brasil. Trata-se da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, criada nos anos 1950 e celebrada todos os anos durante a Semana Santa no interior de Pernambuco. Atores consagrados já fizeram parte da encenação realizada no teatro que é considerado o maior a céu aberto do planeta.

7. Local da crucificação é o mais visitado

O Calvário, colina onde Jesus foi crucificado em Jerusalém, é o principal ponto de peregrinação em Israel. Os 600 metros percorridos pelo Filho de Deus ao longo da Via Dolorosa o levaram ao local da crucificação, onde foi erguida a Basílica do Santo Sepulcro. Um dos lugares mais sagrados para os cristãos e, por isso mesmo, o que recebe o maior número de visitantes na Terra Santa.


Fonte: IDe+

Divulgue essa notícia:

1. Baixe o card no botão abaixo.
2. Compartilhe nas suas redes sociais.

DEMONSTRAÇÃO DO CARD:

7 curiosidades que talvez você ainda não saiba sobre a Sexta-Feira Santa

Saiba mais em rgtnews.com.br

Divulgue essa notícia:

1. Baixe o card no botão abaixo.
2. Compartilhe nas suas redes sociais.

DEMONSTRAÇÃO DO CARD:

7 curiosidades que talvez você ainda não saiba sobre a Sexta-Feira Santa

Curiosidades-sobre-a-Semana-Santa-800x600

Saiba mais em rgtnews.com.br

MAIS DO RGT NEWS