Comunicado: Para melhoria dos nossos serviços, o RGT News está realizando uma manutenção interna no site.

Fazer seu ovo de Páscoa caseiro pode ser 90% mais barato. Saiba como

Quem não abre mão do símbolo da Páscoa, mas não quer pagar caro, pode optar por fazer o ovo em casa e economizar muito.

Todos os anos as pessoas comemoram a Páscoa. Para os cristãos, essa é uma das datas mais importantes do ano pois representa a ressurreição de Jesus Cristo, mas claro que também é o momento do tão conhecido ovo de Páscoa. No entanto, todo ano a mesma discussão e comparação é feita entre o ovo e a barra de chocolate.

Assim como praticamente em todo ano, atualmente não é fácil encontrar um ovo de Páscoa, seja para criança ou adulto, que custe menos do que algumas dezenas de reais. E para aqueles que também não querem substituir esse símbolo da Páscoa por uma barra de chocolate uma alternativa pode ser fazer o ovo em casa.

Por mais que pareça simples, existem alguns pontos que se deve saber antes de fazer a versão caseira do ovo de Páscoa. Por exemplo, a primeira coisa a ser entendida é a base dos ovos.

“Chocolate é feito a partir de: massa de cacau, manteiga de cacau, açúcar e, na maioria dos casos, leite. Pela legislação brasileira, só podem ser classificados como chocolate os produtos que contenham, no total da receita, ao menos 25% de sólidos de cacau — 20% no caso de chocolate branco”, explicou Kátia Granado, chef confeiteira da KKO Gourmet.

Por isso que o tipo que segue essas regras é conhecido como chocolate puro, nobre ou somente chocolate. Até porque o produto que não tem esse requisito é chamado de cobertura sabor chocolate ou chocolate fracionado.


As pessoas que fazem os ovos de Páscoa artesanais usam a versão pura. Mas para usá-lo é preciso que a pessoa faça uma técnica chamada temperagem, o que exige uma prática.

Ovo de Páscoa caseiro

UOL

Com relação ao chocolate em si existem três grandes divisões. O amargo, ao leite e o branco. As outras versões conhecidas vêm de algum desses três tipos principais. E mesmo que a pessoa queira usar o chocolate mais caro para fazer seu ovo caseiro, ainda assim ela gastará menos do que se comprasse um já pronto em alguma loja ou supermercado.

Para quem quer tentar fazer em casa, a chef de confeitaria Kátia Granado ensinou o passo a passo. Os ingredientes necessários são:

500 g de chocolate (puro) em gotas;


Termômetro culinário;

Forma para ovo de 500 g;

Manteiga de cacau em pó (tipo Mycryo);

Papel-manteiga ou tapetinho de silicone.

Como fazer

UOL

O primeiro a se fazer é derreter o chocolate em banho-maria de acordo com as instruções do fabricante. Usando um termômetro culinário, deixe a temperatura entre 46° e 48 Celsius para que os açúcares do chocolate sejam derretidos.


Depois disso, coloque o chocolate em uma base fria, como por exemplo em uma placa de mármore, e o deixe esfriar até 35° C. Então coloque cinco gramas de manteiga de cacau em pó, mexa bem e espere o chocolate ficar a 32° C para começar a modelagem do ovo.

Nesse ponto, coloque a forma do ovo em cima de uma base forrada com papel-manteiga e encha as formas. “Utilize a de silicone de três partes, que já vem com o marcador de quantidade de chocolate, o que facilita e não há desperdício”, pontuou a chef.

No entanto, se a forma for de acetato simples é preciso batê-la com cuidado na bancada para tirar as bolhas e a virar em cima do papel-manteiga para tirar o excesso de chocolate.

Antes de colocar na geladeira, limpe a borda da forma para que seja mais fácil unir as duas partes depois. “Quando a forma ficar opaca ou esbranquiçada, já pode retirar o chocolate, dando uma leve batidinha”, disse ela.


Quando o ovo já estiver desenformado, deixe as partes descansarem em temperatura ambiente em um lugar arejado e seco e em cima do papel-manteiga durante 10 horas.

Com relação ao recheio, a pessoa pode usar a criatividade e fazer ovinhos para por dentro, bombons, coelhinhos, ou alguma outra coisa.

Depois que as 10 horas de espera acabarem é preciso embalá-los com papel-chumbo e “colar” as partes do ovo usando o próprio chocolate e deixá-lo por cerca de cinco minutos na geladeira para endurecer de novo.

Fazer essa versão caseira do ovo de Páscoa de 500 gramas custa cerca de R$ 36,50. Fazendo a comparação com o preço dos ovos prontos das duas marcas mais tradicionais, a economia pode ser de até 78% em relação à Nestlé, e 84% em relação à Lacta.

Fonte: UOL e Fatos Desconhecidos

Imagens: UOL

Divulgue essa notícia:

1. Baixe o card no botão abaixo.
2. Compartilhe nas suas redes sociais.

DEMONSTRAÇÃO DO CARD:

Fazer seu ovo de Páscoa caseiro pode ser 90% mais barato. Saiba como

Saiba mais em rgtnews.com.br

Divulgue essa notícia:

1. Baixe o card no botão abaixo.
2. Compartilhe nas suas redes sociais.

DEMONSTRAÇÃO DO CARD:

Fazer seu ovo de Páscoa caseiro pode ser 90% mais barato. Saiba como

ovo-capa

Saiba mais em rgtnews.com.br

MAIS DO RGT NEWS