Comunicado: Para melhoria dos nossos serviços, o RGT News está realizando uma manutenção interna no site.

CEI conclui investigação e apresenta relatório final sobre a Santa Casa

Por RGT News

Após sete meses de investigações, a Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Câmara de Rondonópolis que apura a situação financeira da Santa Casa apresentou e aprovou, nesta quarta-feira (17), o seu relatório final. O documento detalha o diagnóstico da crise enfrentada pela instituição e estabelece um cronograma de modernização administrativa e transparência para garantir a continuidade dos serviços de saúde que atendem Rondonópolis e outros 19 municípios da região.

Para chegar às conclusões apresentadas, a Comissão realizou um rigoroso processo de apuração que incluiu visitas in loco, análises de contratos e auditorias documentais. Um dos pilares do trabalho foram as oitivas, que ouviram atores fundamentais da estrutura hospitalar: Direção Executiva; Diretoria Administrativa e Financeira; Representantes de servidores e corpo técnico; Ex-gestores e Prestadores de serviços.

O presidente da CEI, vereador Ibrahim Zaher, destacou que o trabalho já reflete mudanças na postura da administração.
“A diretoria atual já demonstrou mais de R$ 10 milhões de economia anual. O relatório agora ajuda a instituição a recorrer na Justiça contra cobranças indevidas de fornecedores que identificamos. Queremos que a sociedade rondonopolitana saia ganhando com isso”, explicou Zaher.

Ele falou sobre os próximos passos. “Vamos encaminhar o relatório ao Tribunal de Contas, ao Ministério Público e à própria Santa Casa. É um trabalho público que busca contribuir com o avanço da instituição”, afirmou o vereador.

O relator da CEI, vereador Vinícius Amoroso, destacou que, embora o relatório tenha sido concluído, o compromisso da Câmara com a saúde continua. “Nós concluímos hoje os trabalhos e entendemos que há necessidade de avançar. É preciso mais apoio institucional dos governos estadual, municipal e federal. Há necessidade de mais recursos e de se mudar a política que se aplica lá”, pontuou Amoroso.

A comissão fez recomendações importantes para a Santa Casa. Entre elas estão:

  • Governança: Criação de Comitê de Compliance, mapeamento de riscos e auditorias externas periódicas.
  • Tecnologia: Adoção de sistema ERP integrado (financeiro, contábil, compras e contratos).
  • Gestão: Reconciliação bancária mensal obrigatória e relatórios por centro de custo.
  • Finanças: Consolidação do passivo total para um plano real de regularização das dívidas.

O vereador Vinicius Amoroso explicou que embora tenha finalizado os trabalhos da CEI, a Câmara seguirá acompanhando de perto a instituição. “Nós continuaremos trabalhando e dando a nossa contribuição. Temos uma comissão de saúde ativa e precisamos continuar fortalecendo este apoio para que a instituição continue forte e pujante, atendendo a nossa sociedade como ela precisa”, concluiu o relator.

COMPOSIÇÃO

A CEI foi composta pelos vereadores Ibrahim Zaher, que presidiu a Comissão, o relator: vereador Vinícius Amoroso, a vereadora Luciana Horta como revisora, e os vereadores Dr. Manoel Silva Neto e Renan Dourado como membros, e Alikson Reis e Wesley Cláudio como suplentes.

Divulgue essa notícia:

1. Baixe o card no botão abaixo.
2. Compartilhe nas suas redes sociais.

DEMONSTRAÇÃO DO CARD:

CEI conclui investigação e apresenta relatório final sobre a Santa Casa

Saiba mais em rgtnews.com.br

Divulgue essa notícia:

1. Baixe o card no botão abaixo.
2. Compartilhe nas suas redes sociais.

DEMONSTRAÇÃO DO CARD:

CEI conclui investigação e apresenta relatório final sobre a Santa Casa

315d424b-12ed-413e-a689-6d6a43793cf0

Saiba mais em rgtnews.com.br

MAIS DO RGT NEWS