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DIA DOS PAIS

Depois de final de julho “morno”, início de agosto reaquece vendas em Rondonópolis

Por Assessoria

O comércio de Rondonópolis está otimista neste início de agosto e projeta incremento nas vendas neste Dias dos Pais. Levantamento realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) nesta semana mostra que o setor varejista local calcula crescimento entre 18% e 20% nas vendas do Dia dos Pais deste ano, na comparação com o mesmo período em 2022. Depois de uma segunda quinzena “morna” em julho, os dois primeiros dias deste novo mês já foram de reaquecimento.  

A CDL ouviu varejistas de segmentos variados. De roupas e confecções a eletrodomésticos e eletrônicos, passando por acessórios, cosméticos e brindes personalizados. Entre os mais otimistas, a projeção de vendas fica em 20% na comparação com 2022, superando, inclusive, o estimado para o Dia das Mães, a segunda data mais importante do ano para o comércio. “No nosso caso, a aposta está maior neste Dia dos Pais. O que percebemos é que a incerteza dos consumidores, a insegurança com a perda de emprego e renda, tem diminuído. O cenário é de calmaria, principalmente no campo da política. Essa menor turbulência traz uma sensação mais promissora aos negócios”, analisa um lojista.  

Mais cauteloso, outro entrevistado projeta corrigir a inflação ainda em alta, ainda que com agosto “andando de lado”. “Estamos bastante esperançosos com este início do mês, especialmente nesta primeira quinzena. Tivemos um mês de junho bom, mas no final de julho os resultados foram muito abaixo, ficamos aquém. Acredito que agosto começa assim, fraco, mas a partir desta quinta-feira o cenário já se transforma. Teremos um Dia dos Pais de presentes baratos e as pessoas escolhendo bem na hora de gastar seu dinheiro”, diz. “Já a segunda quinzena de agosto nos preocupa. O dinheiro tende a ‘secar’, tanto pelo Dia dos Pais quanto pela nossa festa agropecuária, a Exposul”, projeta.  

Exposul  

O mesmo lojista cita “forças anuladoras” marcado agosto no pós Dia dos Pais. “Se por um lado, o início do mês se beneficia tanto pela data quanto pela festa, no restante, as pessoas tendem a segurar os gastos. Ainda temos muitos endividados também. Por isso a projeção está ‘magra’. O que pode fazer a diferença é o programa de renegociação do governo, o Desenrola, que deve descer dos bancos e contemplar também o varejo. Se isso se confirmar, estamos falando da retomada dos crediários, dos parcelamentos e, enfim, do consumo”, completa.  

A festa agropecuária também foi citada pelos demais lojistas. “Tradicionalmente é um período de aquecimento das vendas, especialmente no caso do vestuário. Esse, para nós aqui em Rondonópolis, será mesmo o diferencial, já que presentes para os pais não saem tanto. Nestes primeiros dias, por exemplo, o que tem ocorrido é a compra do presente acompanhada por um acessório ou outra peça também para quem vai curtir a festa. Principalmente o público feminino, tem saído de casa pra presentear, mas também para preparar o próprio look”, diz outra entrevistada.  

No ramo de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, lojista ouvido pela CDL projeta incremento nas vendas de 18% na comparação com 2022. “Estamos animados, acreditando muito nesta data justamente por conta deste aquecimento já no início do mês. Por enquanto, a procura maior aqui na loja tem sido pelas linhas de TV e smartphones”, diz.  

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