
Comunicado: Para melhoria dos nossos serviços, o RGT News está realizando uma manutenção interna no site.
Os idosos que ainda permaneciam acolhidos no Sossego Lar dos Idosos (atual Recanto Bom Jesus Lar dos Idosos), instituição privada situada no Globo Recreio, foram transferidos na tarde desta quinta-feira (25) para o Lar Cristão, instituição considerada apta para receber esse público. O abrigo privado teve seu administrador afastado pela Justiça e teve a sua administração repassada temporariamente para o Município de Rondonópolis há duas semanas.
A transferência dos idosos remanescentes foi decidida após a constatação de graves irregularidades no abrigo, entre elas surto de escabiose (sarna), com infestação também nos colchões e vestuário; alimentação precária e insuficiente, inclusive com alimentos vencidos; esgoto a céu aberto; banho frio, inexistência de chuveiros elétricos; não prestação de serviços de saúde aos idosos, inclusive com óbitos de três deles; entre outras.
As irregularidades, demonstrando condições desumanas e inadequadas ao abrigo de pessoas, foram constatadas através de inspeções com a atuação conjunta de diversos órgãos de fiscalização do município. Todas essas irregularidades foram expostas pela Prefeitura durante audiência extrajudicial realizada na semana passada com a promotora de justiça Joana Maria Bortoni Ninis.
Quando o Município assumiu temporariamente a gestão, o abrigo contava com 38 idosos acolhidos. Desse total, 27 tiveram seus familiares devidamente localizados, que compareceram ao estabelecimento e providenciaram o encaminhamento de seus parentes para outra Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) no Município de Rondonópolis ou suas respectivas residências.
Os 11 idosos remanescentes, entre os quais estavam os oriundos de outros municípios, que até então não haviam sido buscados por familiares, permaneceram sob a responsabilidade do Município e foram transferidos, nesta quinta-feira, para o Lar Cristão, onde devem ficar apenas até o encaminhamento definitivo aos respectivos núcleos familiares. Nenhum idoso foi deixado desassistido.
A gestão foi repassada temporariamente ao Município com a finalidade de analisar as reais condições da entidade e, ao mesmo tempo, buscar o acolhimento dos idosos junto aos familiares ou outras instituições.
1. Baixe o card no botão abaixo.
2. Compartilhe nas suas redes sociais.
DEMONSTRAÇÃO DO CARD:
Saiba mais em rgtnews.com.br
1. Baixe o card no botão abaixo.
2. Compartilhe nas suas redes sociais.
DEMONSTRAÇÃO DO CARD:
Saiba mais em rgtnews.com.br
