
Comunicado: Para melhoria dos nossos serviços, o RGT News está realizando uma manutenção interna no site.
DIA DAS MÃES
Otimista, comércio varejista aposta em incremento entre 14% a 20% nas vendas em Rondonópolis para 2025
Por RGT News
- Publicado em 08/05/2025
- 11:36

Considerado o “Natal do primeiro semestre”, o Dia das Mães, celebrado no próximo domingo, elevou o otimismo do comércio varejista de Rondonópolis. É o que aponta umlevantamento informal feito pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), tradicional em dias que antecedem datas consideradas estratégicas para impulsionar o consumo. A projeção média de incremento nas vendas em 2025 variou de 14% a 20%, na comparação com o mesmo período em 2024.
A CDL ouviu lojistas de diferentes ramos do comércio, desde eletrônicos e eletrodomésticos até vestuário e outros segmentos, como perfumaria, ótica e itens personalizáveis. “A projeção está bem alta neste ano, inclusive nossa meta de vendas subiu. Estamos falando de incremento na casa dos 15%”, destaca um lojista entrevistado, gerente de uma grande rede de eletrodomésticos, eletrônicos, móveis e itens de cama, mesa e banho. “Celulares, micro-ondas, fogão, refrigerador, etc”, listou ele quando perguntado sobre os itens mais buscados pelos consumidores.
Outro comerciante também demonstrou otimismo: “Neste ano, nossos primeiros meses têm sido abaixo, mas o sentimento é o de melhora recente nos recebimentos. Por isso, nossa expectativa com o Dia das Mães está em alta, dá prafalar em 20%”, projeta. “Dia das Mães é muito forte, né. Presentear a rainha, celebrar a bênção de poder estar com ela, gera motivo para o consumo. As pessoas querem presentear”, completa.
No segmento de ótica, outra lojista ouvida pela CDL diz ter apostado na campanha focada não somente nas mães, mas, sim, em toda a família. “O nosso negócio foi preço mesmo. A gente caprichou na campanha para toda a família. O resultado é que agora já não estamos dando conta de atender [a demanda]. A campanha iria durar o mês todo, mas vamos precisar finalizar porque o resultado foi muito acima [do esperado]”, diz. “Agora, pelo menos aqui, a gente ter percebido pouco presente. A maior parte é de consumidores aproveitando a campanha e comprando para si, trocando seus óculos de grau, por exemplo. As pessoas estão consumindo de forma geral, não só focadas em presentes. As ruas do centro estão lotadas”, completa.
A sondagem foi realizada entre a última semana de abril e a primeira semana de maio, reforçando a confiança do varejo local na força da data para movimentar as vendas.
Nacional
Em todo o Brasil, o Dia das Mães deve levar ao comércio cerca de 126,9 milhões de consumidores que pretendem comprar algum presente. É o que mostra uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas. De acordo com o levantamento, 78% dos consumidores devem realizar pelo menos a compra de um presente no período. A data deve movimentar cerca de R$ 37,75 bilhões nos segmentos de comércio e serviços. Apesar da grande movimentação, a pesquisa mostra uma queda nominal de R$ 2,46 bilhões em relação ao ano passado.
As principais presenteadas serão as mães (77%), a sogra (18%) e a esposa (17%). O levantamento aponta que os consumidores pretendem gastar em média R$ 298 com as compras, sendo maior o valor entre os homens (R$ 334) e entre as classes A/B (R$ 351). De acordo com a pesquisa, 15% devem gastar de R$ 101 a R$ 200 e 11% até R$ 100.
A pesquisa revela que no Dia das Mães deste ano, os produtos campeões de venda devem ser os perfumes (47%), roupas, calçados ou acessórios (41%), cosméticos (26%), chocolates (23%) e flores (19%). E em média, serão comprados 2 presentes.
Os consumidores pretendem comemorar a data principalmente na casa da mãe (43%), em sua própria casa (28%) e 11% pretendem almoçar fora em restaurantes ou bares.
As lojas físicas aparecem como o principal local de compras dos consumidores (80%), principalmente em shopping center (32%), shopping popular (19%), lojas de departamento (17%) e nas lojas de rua (11%). Já 45% pretendem fazer pelo menos uma das compras pela internet, sendo que 73% pretendem comprar em aplicativos, 69% em sites e 28% pelo Instagram.
Os tipos de sites / lojas online mais citados para a compra dos presentes são os de varejistas internacionais (52%), seguidos dos sites de lojas de cosméticos e perfumes (45%) e varejistas nacionais (37%).
Divulgue essa notícia:
1. Baixe o card no botão abaixo.
2. Compartilhe nas suas redes sociais.
DEMONSTRAÇÃO DO CARD:
DIA DAS MÃES
Otimista, comércio varejista aposta em incremento entre 14% a 20% nas vendas em Rondonópolis para 2025

Saiba mais em rgtnews.com.br
Divulgue essa notícia:
1. Baixe o card no botão abaixo.
2. Compartilhe nas suas redes sociais.
DEMONSTRAÇÃO DO CARD:
DIA DAS MÃES
Otimista, comércio varejista aposta em incremento entre 14% a 20% nas vendas em Rondonópolis para 2025


Saiba mais em rgtnews.com.br