Comunicado: Para melhoria dos nossos serviços, o RGT News está realizando uma manutenção interna no site.

Comunidade Rosa Mística ganhará gruta com imagem de 1,6 m

Por Assessoria

Um sonho acalentado por mais de 20 anos está prestes a virar realidade para a comunidade católica da Vila Goulart. A inauguração da gruta em homenagem à sua padroeira, Nossa Senhora Rosa Mística, construída ao lado da Capela, na esquina das ruas Padre Anchieta com Dom Pedro I.

A gruta medindo 3,8 x 4 m e 3,05 m de altura (fotos em anexo) já está pronta há cerca de dois meses – com uma base, iluminação, uma pequena fonte e decoração com flores naturais – para receber a imagem, comprada em Minas Gerais, e que está em Rondonópolis desde oito de dezembro último.

 



MÃE DE JESUS – As lideranças da comunidade lembram que o ‘sonho inicial’ de construção da gruta data de quatro de novembro de 2001, quando foi inaugurada a primeira etapa da obra da Capela, mas inicialmente a ideia era uma gruta menor, ao lado da igreja. Com o passar do tempo prevaleceu o entendimento de que o ideal seria uma construção de maior expressão, afinal trata-se de homenagem a mãe de Jesus.

A realização do sonho da edificação da gruta, de certa forma atrasado pela pandemia de covid, começou a sair do papel somente em 11 de agosto do ano passado, quase 21 anos depois, quando a comunidade decidiu onde e em que dimensões ela seria feita, e foi feita a marcação do terreno e uma espécie de lançamento da pedra fundamental. A inauguração que chegou a ser pensada para maio, no Dia das Mães, foi transferida para 13 de julho, data de celebração oficial de Nossa Senhora da Rosa Mística

 

PROGRAMA – E a coincidência da inauguração da gruta com a celebração oficial da Igreja, será feita em grande estilo, com um Tríduo preparatório, que terá Missa, às 19h, nos dias 12, 13 e 14 (com celebrantes a serem designados pelo pároco da Comunidade Franciscana Sagrado Coração, Frei Roberto Miguel do Nascimento) e a Missa solene inaugural no dia 15, presidida pelo bispo diocesano, dom Maurício da Silva Jardim.

Além da celebração eucarística, da inauguração consta também uma breve “procissão luminosa” nas proximidades da Capela e a benção solene e dedicação da gruta com a imagem da padroeira da Vila Goulart.

 

DEVOÇÃO – O início da devoção a Maria Santíssima com o título de Nossa Senhora Rosa Mística, data de 1947 na cidade italiana de Montechiari e teve como vidente a enfermeira Pierina Gilli. Na primeira visão, Maria é descrita como “uma senhora muito bonita, que tinha três espadas perfurando seu coração”. Nessa aparição inicial, conforme Pierina, a Virgem aparentava “uma tristeza muito profunda” e “chorando”, lhe disse três palavras: “Oração, Penitência e Expiação”.

Em uma segunda aparição à mesma enfermeira, Maria já tinha três rosas (vermelha, branca e dourada) no lugar das espadas, e pediu orações pelos sacerdotes através da nova devoção que deveria ser difundida por todo o mundo e ser celebrada em 13 de julho.

Em outras várias aparições, Nossa Senhora da Rosa Mística pediu penitência, oração e cuidado com as vocações sacerdotais e com as instituições religiosas e realizou diversas curas.

Conforme a Igreja Católica, as três rosas da imagem representam o espírito de oração (branca); o espírito de expiação e sacrifício (vermelha) e o espírito de penitência (dourada).

 

Nilton Mendonça – Pascom diocesana

Divulgue essa notícia:

1. Baixe o card no botão abaixo.
2. Compartilhe nas suas redes sociais.

DEMONSTRAÇÃO DO CARD:

Comunidade Rosa Mística ganhará gruta com imagem de 1,6 m

Saiba mais em rgtnews.com.br

Divulgue essa notícia:

1. Baixe o card no botão abaixo.
2. Compartilhe nas suas redes sociais.

DEMONSTRAÇÃO DO CARD:

Comunidade Rosa Mística ganhará gruta com imagem de 1,6 m

rosa-mistica

Saiba mais em rgtnews.com.br

MAIS DO RGT NEWS