Comunicado: Para melhoria dos nossos serviços, o RGT News está realizando uma manutenção interna no site.

Natal censurado – Escola italiana substitui “Jesus” por “cuco”

Por Brasil Sem Medo

Um Natal sem Jesus, sem anjos, sem estrela-guia – enfim, sem nada que possa ofender os que não acreditam no nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. É isso que os professores de uma escola primária de Agna, na província italiana de Pádua (a mesma onde o grande Santo Antônio pregou aos peixes), ofereceram às crianças neste final de ano. A censura anticristã foi descoberta por acaso pelos pais dos alunos, quando leram os folhetos das canções do espetáculo natalino da Escola Edmondo De Amicis.

As letras das cartilhas foram alteradas em várias passagens, de modo a não ofender as famílias de alunos de religiões não cristãs. Uma das mais bizarras (e ofensivas) mudanças foi a substituição do nome Jesus (Gesù) por cuco (cucù) em uma das canções. Revoltados, alguns pais e mães de alunos procuraram o prefeito de Agna, Gianluca Piva, e o pároco da cidade, Don Fabio Bettin.  O primeiro “lamentou muito” a notícia e afirmou que iria tomar providências, mas não foi mais encontrado. O padre afirmou que “temos de ser compreensivos e hospitaleiros com os outros” (ou seja, com os não cristãos) e se negou a condenar as mudanças no repertório natalino.

Segundo um dos pais católicos da escola, identificado apenas como Francesco, a iniciativa de mudar as letras das canções natalinas partiu dos professores da instituição. No entanto, o próprio autor da cartilha, o professor de música Jose Angel Ramirez Ragoitia, disse ter sido surpreendido com a atitude de seus colegas. Nenhum pai foi comunicado sobre a decisão dos professores. Em resposta, vários pais decidiram não enviar seus filhos para as comemorações de Natal na escola.



Foram divulgados pelas redes sociais alguns trechos das músicas com a exclusão de referências católicas. A frase “Jesus está para nascer” foi substituída por “Lá em cima vai o Cuco”. Outra variação diz respeito à frase “Onde os anjos preparam o Natal de Jesus”, trocada por “Todos juntos preparam uma festa no céu azul”. E a frase “Feliz brincando com Jesus” passou a ser “Feliz brincando e festejando”.

O caso do Natal censurado chegou até o parlamento italiano, onde Antonio De Poli, senador por Pádua, afirmou: “Esta é uma escolha totalmente incompreensível e inaceitável. Compreendo as razões dos pais que decidiram não enviar os filhos em protesto. Em vez de promover uma cultura de respeito, corremos o risco de promover um sentimento de vergonha relativamente à nossa identidade e às nossas tradições”.

Imagine-se o que aquele outro Antônio teria a dizer sobre o caso.

Divulgue essa notícia:

1. Baixe o card no botão abaixo.
2. Compartilhe nas suas redes sociais.

DEMONSTRAÇÃO DO CARD:

Natal censurado – Escola italiana substitui “Jesus” por “cuco”

Saiba mais em rgtnews.com.br

Divulgue essa notícia:

1. Baixe o card no botão abaixo.
2. Compartilhe nas suas redes sociais.

DEMONSTRAÇÃO DO CARD:

Natal censurado – Escola italiana substitui “Jesus” por “cuco”

Presépio-0

Saiba mais em rgtnews.com.br

MAIS DO RGT NEWS