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DIA DOS PAIS: “Efeito Exposul” eleva expectativa do varejo em Rondonópolis, mas “ressaca” preocupa
Por Assessoria
- Publicado em 06/08/2024
- 14:02
Especialmente no ramo de calçados e confecções, o encontro dos calendários neste ano pode e deve ser celebrado.
O segundo domingo de agosto encerrando com chave de ouro uma semana aquecida em vendas por conta do “efeito Exposul”. Assim projeta o comércio varejista de Rondonópolis sobre as expectativas para o Dia dos Pais. É o que mostra um levantamento feito nesta semana pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
“As vendas deram uma aquecida boa nesta semana. Estamos com expectativa de incremento entre 17% e 20%, considerando especificamente esta semana de festa e Dia dos Pais”, projeta um lojista entrevistado. “A gente acabou reforçando um pouquinho mais as opções de roupas de festa, produtos diferenciados e com valor agregado maior”, completa.
Ainda das estratégias, o lojista apostou, também, em prazo de pagamento estendido. “É importante saber que as pessoas estão segurando o dinheiro para gastar na festa. O que nós pensamos foi justamente oferecer essa vantagem, com condição de pagamento lá para o final do ano”, diz.
“Ressaca”
Outro lojista entrevistado faz projeção semelhante, otimista para a semana Exposul e Dia dos Pais. “Dia dos Pais é sempre uma data muito expressiva para o comércio, ainda mais em Rondonópolis quando se junta a esta grande festa popular. É uma semana que gera consumo, aquece a moda, a compra por roupas, calçados e acessórios. Turbina os negócios”, diz. “Nossa projeção está entre 5% a 7% de incremento em vendas considerando este período específico”, completa.
O lojista aponta, porém, preocupação com a “ressaca” pós Exposul, que pode refletir em baixa nas vendas a partir da segunda quinzena de agosto. “Sempre fica esse efeito. Uma segunda quinzena de um agosto árido. Não somente porque a festa consome muito dos recursos dos consumidores, mas também pelo clima em si, seco e quente, que inibe as pessoas de saírem de casa”, argumenta. “A preocupação é com essa segunda quinzena, depois das pessoas já terem gastado e sem disposição de irem às compras novamente. No fechamento do mês, a projeção fica em 3%, o que, considerando o cenário do ano, não deixa de ser um bom resultado”, afirma.
Eletros
Longe dos efeitos da festa popular, lojistas de outros segmentos também apontam incremento. “O mês de agosto para nós começou muito bem. Nosso setor, de móveis e eletrodomésticos, dá uma aquecida. Claro que nem se compara ao Dia das Mães, mas tem sua importância, sim”, conta. “Bicicleta, TV, notebook, celular, ferramentas… São itens que saem bem neste período”, diz.
O lojista representa uma grande rede varejista de móveis e eletrodomésticos. “Nossa estratégia para este ano tem sido trabalhar forte nas redes sociais, além de oferecer bom negócio, ofertas e prazos. É juntar o poder das mídias com as condições certas para estimular o consumo”, diz.
Ainda entre os lojistas ouvidos pelo levantamento, outros presentes citados foram: itens personalizados (canecas, camisetas, etc), kits churrasco, peças automotivas, peças para ciclismo, bebidas e alimentos, perfumaria, etc.
Nacional
O Dia dos Pais deve movimentar R$ 25,56 bilhões no comércio. É o que aponta levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas. De acordo com a pesquisa, 68% dos consumidores pretendem comprar presentes no Dia dos Pais este ano. Na prática, isso significa que aproximadamente 110,9 milhões de pessoas residentes nas capitais devem presentear seus entes queridos no segundo domingo de agosto.
De acordo com os entrevistados, 32% pretendem gastar mais que em 2023, 35% o mesmo valor e 19% querem gastar menos. Entre aqueles que pretendem gastar mais, 56% desejam comprar presentes melhores, 27% acreditam que os preços dos produtos estão mais altos e 23% tiveram melhoria na renda mensal. Já entre aqueles que pretendem gastar menos, 37% estão em situação financeira difícil, 28% para economizar, 14% estão desempregados, 14% precisam pagar dívidas em atraso e 12% não conseguiram juntar dinheiro.
Sete em cada dez consumidores (70%) acreditam que os produtos estão mais caros este ano, para 24% estão na mesma faixa de preço e 7% estão mais baratos. A pesquisa aponta que o valor médio dos gastos será de R$ 230 ao todo. Os consumidores pretendem comprar, em média, 1,6 presentes.
Itens de vestuário lideram o ranking de presentes para o Dia dos Pais. 75% pretendem pagar à vista.
A maioria dos consumidores (78%) pretendem pesquisar preços para economizar antes de fazer as compras do Dia dos Pais, sendo que a maioria utilizará sites / aplicativos (65%), redes sociais (41%) e shopping (35%).
Assim como no ano passado, as roupas correspondem à maior parte das intenções de compra para a data (47%), seguidas de perfumes e cosméticos (35%), calçados (27%) e acessórios (21%), como meias, cinto, óculos, carteira e relógio.
A grande maioria dos consumidores (75%) pretende pagar o presente à vista, principalmente no PIX (38%) e no cartão de débito (21%). Por outro lado, 34% têm intenção de pagar parcelado, com destaque para o cartão de crédito (31%). Entre os que pretendem parcelar as compras, 30% pretendem pagar em 3 vezes e 22% em 4 vezes. Em média, serão feitas 4 prestações.
O levantamento aponta ainda que 81% pretendem pagar o(s) presente(s) sozinhos, enquanto 14% vão dividir, principalmente com irmãos/irmãs (35%), com o cônjuge (26%) e com os filhos (21%). Entre os pretendem dividir o pagamento do(s) presente(s), 35% porque é forma de reduzir os gastos, 19% estão sem dinheiro e 17% querem dar um presente melhor / mais caro.
Entre os entrevistados, 59% querem presentear o próprio pai, 19% o esposo, 11% o pai de seus filhos e 8% o irmão.
A maioria dos entrevistados (69%) pretende realizar suas compras nos canais físicos, principalmente em shoppings centers (28%), lojas de departamento (15%) e shopping populares (14%). Mas 40% pretendem comprar pela internet, sobretudo aplicativos (71%), sites (59%) e Instagram (17%).
Entre aqueles que farão as compras em sites e lojas online, 57% utilizarão os sites varejistas internacionais, 38% de varejistas nacionais e 35% de compra e venda de produtos novos ou usados.
De acordo com os entrevistados, os principais motivos para comprar os presentes em sites de varejistas internacionais são: preço baixo (73%), maior variedade de produtos (46%), economia de gastos (37%) e qualidade dos produtos (32%).
Quando se trata dos fatores que influenciam no local de compra: 48% destacam o preço, 36% a qualidade dos produtos, 31% as promoções e descontos e 25% pelo frete grátis.
O principal local de comemoração da data será na própria casa (37%), seguido pela casa do pai (36%) e 8% pretendem almoçar fora.
24% dos entrevistados costumam gastar mais do que podem para presentear no Dia dos Pais.
A vontade de retribuir o carinho e o esforço do pai (43%), considerar que o presente é um gesto importante (29%) e ter o costume de presentear pessoas queridas (25%) são os principais motivos apontados pelos entrevistados que irão comprar presentes no Dia dos Pais.
O problema surge quando a vontade de demonstrar gratidão se sobrepõe à responsabilidade sobre as finanças pessoais: 24% dos entrevistados costumam gastar mais do que podem com os presentes de Dia dos Pais e 10% pretendem deixar de pagar alguma conta para realizar a compra. Além disso, 35% dos que pretendem presentear estão atualmente com o pagamento de alguma conta em atraso, sendo que 65% destes também estão com o nome negativado.
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