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Antiga gestão deixa R$ 30 milhões de dívidas e empresa tem 31 ônibus apreendidos
Por RGT News
- Publicado em 18/02/2025
- 23:01
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O prefeito Abilio Brunini revelou nesta terça-feira (18) que o ex-prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, deixou uma dívida de R$ 30 milhões com as empresas de ônibus de Cuiabá. Essa quantia é referente aos serviços de gratuidade dos quais cabe ao município a responsabilidade de ressarcimento. São exemplos: o passe livre, que dá gratuidade aos estudantes das escolas públicas e privadas, idosos, pacientes com tratamento de saúde e outros previstos em lei.
“O Emanuel fez pressão nas empresas para a compra de veículos novos. E, depois, não pagou as empresas. Foi deixada uma dívida de R$ 30 milhões. Desta quantia, R$ 8 milhões são da empresa Caribus. Como a empresa não conseguiu pagar o banco que contraiu o financiamento, sofreu esse revés. Na nossa gestão vamos pagar em dia o transporte coletivo de Cuiabá”, disse o prefeito Abilio Brunini, em entrevista à imprensa após a participação no 1º Encontro Mato-grossense de Municípios realizado no Cenarium Rural.
Após tomar conhecimento de que 31 ônibus da empresa Caribus foram apreendidos pela Justiça, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) notificou a empresa e comunicou que a Caribus coloque ônibus reservas para atender a moradores da região Sul de Cuiabá, que engloba os bairros Pedra 90, Osmar Cabral, Pascoal Ramos e Jardim Industriário. O prefeito também autorizou que ônibus reservas rodem nos bairros afetados pela Caribus para suprir a demanda que foi afetada logo pela manhã.
Ao mesmo tempo a Prefeitura de Cuiabá dialoga com as outras três empresas concessionárias para preencher esse vazio de oferta deixado momentaneamente pela Caribus.
A Secretaria Municipal de Fazenda informou que efetuou o pagamento da quantia de R$ 8 milhões à AMTU (Associação Mato-Grossense dos Transportadores Urbanos), a quem cabe a responsabilidade de transferir a quantia a empresa Caribus. Esse valor é referente à compensação pela gratuidade dos serviços prestados aos usuários do transporte coletivo na segunda quinzena do mês de janeiro de 2025.
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