Comunicado: Para melhoria dos nossos serviços, o RGT News está realizando uma manutenção interna no site.

Frente Parlamentar contra doutrinação ideológica na educação lança nota de repúdio ao Conae 2024

Por Brasil Sem Medo

A Frente Parlamentar Mista pela Educação sem Doutrinação Ideológica publicou uma nota, na segunda-feira (5), onde expressa veemente repúdio aos acontecimentos ocorridos durante a Conferência Nacional de Educação (Conae) 2024.

Realizada de 28 a 30 de janeiro, a Conae 2024 representou a etapa final na elaboração do texto base do Plano Nacional de Ensino (PNE). Conforme divulgado pelo Ministério da Educação, o tema central da Conae foi o ‘Papel Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável’.”.

De acordo com a nota, ao invés de cumprir sua finalidade de ouvir pais, professores e grupos comprometidos com o ensino, além de abordar as reais necessidades da educação brasileira, que enfrenta desafios na qualidade do ensino em comparação com outros países, a Conferência transformou-se em um evento politicamente partidário de viés esquerdista.

A Frente Parlamentar destacou que o conteúdo apresentado e o tom das exposições na Conferência revelaram uma clara inclinação doutrinária, evidenciando a intenção de implementar um projeto político-ideológico em todas as escolas do país, sem distinção.

“Ódio à família tradicional, à fé cristã e aos valores milenares que formaram nossa sociedade judaico- cristã, ao desenvolvimento industrial e ao agronegócio foram os principais temas debatidos e expostos em stands e colóquios. Apoio ao feminismo, à ideologia genocida que é o comunismo na forma de livros de Karl Marx e outros autores (incluindo modelos voltados para o público infantil), defesa ao grupo terrorista Hamas, ao assassino revolucionário Che Guevara, comércio de livros com apologia ao crime de pedofilia, bandeiras e camisetas em apoio ao atual presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), comércio de bebidas alcoólicas, entre outros. Esse foi o cenário da Conae 2024”, diz a nota.

Conae 2024

A última terça-feira (30) marcou o encerramento da Conferência Nacional de Educação (CONAE) em Brasília, com a aprovação de um documento final que visa exercer forte pressão sobre o Ministério da Educação (MEC) na formulação do próximo Plano Nacional de Educação (PNE).

O documento, resultado das discussões, propõe medidas significativas, incluindo a revogação do Novo Ensino Médio, em favor de um novo modelo em trâmite no Congresso (PL 2601/2023 e PL 5230/2023); a revogação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), substituindo-a por um novo projeto curricular a ser elaborado; e a revogação da BNC Formação, política de formação de professores, substituída pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para as licenciaturas.

Em suma, a intenção é desfazer as principais políticas implementadas durante o governo Temer, aprofundadas na gestão Bolsonaro e que, até o momento, permanecem vigentes. Não que estas sejam políticas “ideais”, basta olhar os resultados sempre negativos do Brasil em exames internacionais, mas preocupa observar que a intenção ao substituir essas iniciativas é sobretudo de aparelhar ainda mais a educação e torná-la uma máquina de criação de militantes políticos de esquerda.

O texto resultante da Conae servirá como referência para o projeto de lei que o MEC planeja encaminhar ao Congresso para converter o PNE em lei. Os próximos passos institucionais incluem a redação do texto aprovado, com emendas, pela equipe do MEC + FNE, o envio do texto compilado à Casa Civil para a conversão em Projeto de Lei, e a subsequente remessa do PL pelo Executivo ao Congresso.

O Ministro da Educação, Camilo Santana, destacou à imprensa após a abertura da etapa nacional que as discussões da CONAE serão fundamentais para o texto do próximo PNE, a ser apresentado ao Congresso Nacional. Com o atual PNE prestes a expirar em junho, Santana assegurou que, em 30 dias, o MEC apresentará o projeto de lei com o novo texto.

Divulgue essa notícia:

1. Baixe o card no botão abaixo.
2. Compartilhe nas suas redes sociais.

DEMONSTRAÇÃO DO CARD:

Frente Parlamentar contra doutrinação ideológica na educação lança nota de repúdio ao Conae 2024

Saiba mais em rgtnews.com.br

Divulgue essa notícia:

1. Baixe o card no botão abaixo.
2. Compartilhe nas suas redes sociais.

DEMONSTRAÇÃO DO CARD:

Frente Parlamentar contra doutrinação ideológica na educação lança nota de repúdio ao Conae 2024

conae

Saiba mais em rgtnews.com.br

MAIS DO RGT NEWS