
Comunicado: Para melhoria dos nossos serviços, o RGT News está realizando uma manutenção interna no site.
Neles Farias visita a Mata Grande, conhece oficinas e elogia modelo de ressocialização com trabalho e estudo
Por Assessoria
- Publicado em 14/01/2026
- 16:23
Empresário tradicional de Rondonópolis, com mais de 40 anos de atuação no setor de material de construção, Neles Farias, pré-candidato a deputado estadual, visitou a Penitenciária Major Eldo de Sá Corrêa, conhecida como Mata Grande, e elogiou os projetos de ressocialização desenvolvidos na unidade. A agenda incluiu visitas às oficinas de qualificação profissional, aos espaços educacionais, às salas de atendimento psicológico, aos consultórios odontológicos e clínicos.
A Mata Grande é a segunda maior unidade prisional de Mato Grosso e conta atualmente com mais de mil internos inseridos em atividades laborais, seja dentro da própria unidade, seja em frentes de trabalho extramuros, fora do presídio — um índice considerado elevado no contexto do sistema penitenciário brasileiro. Esse número expressivo é resultado de um modelo de ressocialização baseado na integração entre trabalho e estudo.
O acesso às oficinas exige bom comportamento disciplinar e retomada dos estudos. Esses critérios são pré-requisitos para que o reeducando possa participar das atividades de trabalho, reforçando a integração entre educação, disciplina e qualificação profissional.
“Quando o trabalho está vinculado ao estudo e ao comportamento, ele deixa de ser apenas ocupação e passa a ser uma ferramenta de mudança real”, pontuou Neles Farias. Para o empresário, o modelo adotado pela unidade demonstra que é possível conciliar segurança, disciplina e oportunidade.
Durante o percurso, Neles conheceu a padaria-escola e as oficinas de marcenaria, serralheria, corte e costura, serigrafia e horticultura, além da oficina de concreto, onde os internos aprendem a produzir meios-fios, blocos e pavers com padrão técnico.
Para o diretor da Penitenciária Mata Grande, Ailton Ferreira, a combinação entre trabalho e educação é um dos principais diferenciais da unidade. “Aqui o reeducando entende que estudar e manter bom comportamento abre portas. Contamos com salas para o ensino fundamental, médio e preparação para o pré-vestibular, além de biblioteca e laboratório de informática para aulas de educação a distância”, afirmou.
Neles Farias é um dos parceiros da unidade que contribuem para a ampliação das ações internas e extramuros, além de apoiar o Agente Mirim, programa social e inclusivo coordenado por servidores da Polícia Penal de Mato Grosso. A iniciativa promove cidadania, inclusão social e valorização da família, e já faz a diferença na vida de crianças e adolescentes de Rondonópolis e de outras seis cidades do Estado.
Reconhecido no meio empresarial de Rondonópolis por sua trajetória sólida e atuação comunitária, Neles Farias ressaltou que apoiar ações como as desenvolvidas na Mata Grande é parte de um compromisso social construído ao longo de décadas. “Quem empreende na cidade precisa entender que desenvolvimento também passa por responsabilidade social. Investir nessas pessoas é investir na comunidade”, destacou.
Divulgue essa notícia:
1. Baixe o card no botão abaixo.
2. Compartilhe nas suas redes sociais.
DEMONSTRAÇÃO DO CARD:
Neles Farias visita a Mata Grande, conhece oficinas e elogia modelo de ressocialização com trabalho e estudo
Saiba mais em rgtnews.com.br
Divulgue essa notícia:
1. Baixe o card no botão abaixo.
2. Compartilhe nas suas redes sociais.
DEMONSTRAÇÃO DO CARD:
Neles Farias visita a Mata Grande, conhece oficinas e elogia modelo de ressocialização com trabalho e estudo
Saiba mais em rgtnews.com.br






























