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Processo Legislativo Simulado: Acadêmicos de Direito da Fasipe realizam aula prática na Câmara de Rondonópolis

Por Assessoria

Acadêmicos do curso de Direito da Faculdade Fasipe, em Rondonópolis, participaram de uma aula prática sobre o processo legislativo, realizada na Câmara Municipal. A atividade simulou uma sessão plenária, onde os estudantes aplicaram na prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala.

O projeto, coordenado pelo professor Rafael Soares, integra a grade curricular do curso e tem como objetivo conciliar teoria e prática. “Os alunos aprendem em sala como funciona a criação das leis e, depois, discutem propostas que atendem as demandas do nosso município. A partir disso, elaboram projetos de lei que, teoricamente, poderiam ser implementados na cidade”, explicou o professor.

Rafael também destacou que o trabalho proporciona uma troca valiosa. De um lado, leva a realidade da cidade para a universidade, e de outro, oferece aos agentes políticos uma visão mais concreta das necessidades da população.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Schuh (PL), acompanhou a aula e ressaltou a importância dos jovens se envolverem com a política. “Esses estudantes são o futuro do Brasil. A participação deles é fundamental, porque daqui podem sair futuros vereadores, prefeitos, deputados e outros agentes públicos. Quando eles entendem, desde o início da vida acadêmica, como funciona o processo legislativo, percebem o quanto ele impacta diretamente na vida do cidadão”, destacou.

O acadêmico Pedro Henrique Borges Oliveira, do 1º semestre de Direito, atuou como relator de um dos projetos simulados e avaliou a experiência como transformadora. “Foi algo único e marcante. Saímos da teoria e, de fato, vivemos na prática como acontece a elaboração das leis”, afirmou.

Para a acadêmica Fernanda Freitas Paixão, a experiência trouxe ainda mais clareza sobre a importância do tema. “Nos aprofundar no processo legislativo foi enriquecedor. Me chamou muito a atenção a complexidade de todo esse procedimento”, pontuou.

A aula prática teve como objetivo proporcionar aos acadêmicos uma vivência real e dinâmica de todo o trâmite legislativo, desde a elaboração até a simulação de votação dos projetos no plenário. Segundo o professor Rafael, os vereadores e a população também são convidados a participar, contribuindo com sugestões e experiências. “Quem sabe, no futuro, algum desses projetos não se torna uma lei de verdade?”, refletiu.

O professor ainda agradeceu à Câmara Municipal pela parceria e ao professor Niko Queiroz, diretor da Escola do Legislativo, pelo apoio à realização da atividade.

A aula ocorreu nesta segunda-feira, dia 23 de junho, das 8h às 11h, no plenário da Câmara de Rondonópolis.

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