Comunicado: Para melhoria dos nossos serviços, o RGT News está realizando uma manutenção interna no site.

ABSURDO

Governo Lula libera aborto em qualquer tempo gestacional

Por Brasil Sem Medo

Nota técnica do Ministério da Saúde estende para qualquer período da gravidez o assassinato de bebês e define aborto como “direito” da mulher

Uma nota técnica publicada pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (28) estende a permissão do assassinato de crianças no ventre das mães em qualquer idade gestacional. Até então, o aborto em casos previstos por lei era excluído de punibilidade até a 23ª semana de gestação. Agora, o homicídio intrauterino poderá ser cometido em qualquer período da gravidez.

Segundo a Nota Técnica Conjunta Nº 2/2024 – emitida pelo Ministério da Saúde, a Secretaria de Atenção Primária à Saúde e a Secretaria de Atenção Especializada à Saúde –, em seu item 3.8, “se o legislador brasileiro, ao permitir o aborto nas hipóteses descritas no artigo 128, não impôs qualquer limite temporal para a sua realização, não cabe aos serviços de saúde limitar a interpretação desse direito, especialmente quando a própria literatura/ciência internacional não estabelece limite.



Utilizando chavões ideológicos para encobrir a hediondez do crime chamando-o de “direito”, a nota diz ainda que “em razão disso, aos serviços de saúde incumbe o dever de garantir esse direito de forma segura, íntegra e digna oferecendo devido cuidado às pessoas que buscam o acesso a esses serviços, sem imposição de qualquer limitação e/ou discriminação, senão as impostas pela Constituição, pela lei, por decisões judiciais e orientações científicas internacionalmente reconhecidas”.

Segundo o próprio Ministério da Saúde, a mudança de normas foi feita com o apoio do “Grupo de Trabalho Interinstitucional formado pela Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina (Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres), Tribunal de Justiça de Santa Catarina (Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar), Ministério Público do Estado de Santa Catarina (Centro de Apoio Operacional da Saúde Pública) que destacou os efeitos danosos da desinformação e ausência de orientações como causadora de insegurança para os profissionais de saúde que atuam nos serviços que garantem o direito ao aborto nos permissivos legais”.

A nota afirma ainda: “O termo viabilidade fetal refere-se ao potencial do feto sobreviver fora do útero após o nascimento, natural ou induzido. A viabilidade fetal não pode servir de justifica para imposição de marco temporal para o exercício do direito de aborto permitido, nas condições previstas em lei”.

A nota de autorização foi assinada por Felipe Proenço De Oliveira, Secretário de Atenção Primária à Saúde do Governo Federal, e por Helvécio Miranda Magalhães Junior, Secretário de Atenção Especializada à Saúde do Governo Federal.

Divulgue essa notícia:

1. Baixe o card no botão abaixo.
2. Compartilhe nas suas redes sociais.

DEMONSTRAÇÃO DO CARD:

ABSURDO

Governo Lula libera aborto em qualquer tempo gestacional

Saiba mais em rgtnews.com.br

Divulgue essa notícia:

1. Baixe o card no botão abaixo.
2. Compartilhe nas suas redes sociais.

DEMONSTRAÇÃO DO CARD:

ABSURDO

Governo Lula libera aborto em qualquer tempo gestacional

Feto_de_6_mese

Saiba mais em rgtnews.com.br

MAIS DO RGT NEWS