Comunicado: Para melhoria dos nossos serviços, o RGT News está realizando uma manutenção interna no site.
Bispo que é contra a conversão de jovens a Cristo será nomeado cardeal pelo Papa
Por Brasil Sem Medo
- Publicado em 10/07/2023
- 15:13
Neste domingo (9), após rezar o Angelus, o Papa Francisco anunciou para o dia 30 de setembro a realização de um Consistório para a nomeação de novos cardeais. Na lista do Papa consta o nome de Dom Américo Manuel Alves Aguiar, presidente da Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 e diretor do departamento de Comunicação do Patriarcado de Lisboa.
“Queridos irmãos e irmãs, tenho o prazer de anunciar que no próximo dia 30 de setembro realizarei um Consistório para a criação de novos cardeais. A sua proveniência exprime a universalidade da Igreja, que continua a anunciar o amor misericordioso de Deus a todos os homens da terra. Além disso, a inclusão de novos cardeais na Diocese de Roma demonstra o vínculo inseparável entre a Sé de Pedro e as Igrejas particulares espalhadas pelo mundo”, disse o Papa.
Na semana passada, Dom Américo protagonizou uma polêmica ao afirmar que o objetivo principal da Jornada Mundial da Juventude é congregar os jovens numa espécie de ecumenismo cujo centro de fé é um tipo de nova religião baseada na ecologia.
“Nós não queremos converter o jovem a Cristo nem à Igreja Católica nem nada disso. Nós queremos é que seja normal que o jovem cristão católico diga e testemunhe que o é; que o jovem muçulmano, judeu ou de outra religião também não tenha problemas em dizer que o é; (queremos que) aquele jovem que não confessa religião nenhuma se sinta à vontade e não sinta-se estranho porque é assim ou é de outra maneira, e que todos entendamos que a diferença é uma riqueza e o mundo será objetivamente melhor se nós formos capazes de colocar no caração de todos os jovens esta certeza da fraterniadade de todos os irmãos que o Papa tem feito um enorme esforço para colocar no coração de todos”, disse o bispo ao igualar o catolicismo a religiões que negam o Cristo – como islamismo e judaismo – além de propor a comunhão com ateus e, possivelmente, satanistas, já que foi enfático ao não excetuar qualquer tipo de credo.
Em seguida, ao ser questionado sobre a preocupação da JMJ com a chamada “Ecologia Integral”, o bispo disse que o evento já traz inovações em relação a edições passadas, como a não utilização de papel impresso, e que a imposição dessas medidas ecológicas “vai forçar comportamentos amigos do ambiente”.
Nas entrevistas concedidas sobre a Jornada, o bispo tem evitado falar sobre conversão, arrependimento e penitência. Também não são citados milagres nem exemplos de vida de santos e leigos (muitos jovens) reconhecidos pela Igreja.
A JMJ acontecerá de 1 a 6 de agosto. A organização do evento espera a participação de cerca de 400 mil jovens na edição portuguesa.
Dom Américo Aguiar tem sido cotado para ser o próximo Patriarca de Lisboa após rumores de que problemas de saúde podem tirar Dom Manuel Clemente do cargo. Sobre essa possibilidade, dom Américo disse estar à disposição do Papa Francisco.
Além do bispo de Lisboa, o Papa também dará o título de cardeal a Dom Víctor Manuel Fernández, que recentemente foi nomeado por Francisco como o novo prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé, o principal órgão do Vaticano responsável pelo resguardo da fé católica.
O futuro cardeal enfrenta críticas pela relativização da doutrina, principalmente, no que diz respeito ao casamento entre pessoas do mesmo sexo. Dom Manuel – que é autor de um livro sobre beijo – também defende a comunhão para divorciados recasados e a abolição da obrigatoriedade da presença na Santa Missa dominical.
Amigo de Francisco, dom Manuel também é apontado como autor da polêmica carta Amoris Laetitia. Publicada pelo Papa em abril de 2016 como resultado de dois Sínodos sobre a Família ocorridos nos dois anos anteriores, a carta é vista como um tipo de preparação para a perversão de pontos da doutrina constantemente atacados por dom Manuel.
A lista completa dos novos cardeais escolhidos pelo Papa tem 21 nomes. Confira:
1 – Dom Robert Francis PREVOST, O.S.A. (EUA), Prefeito do Dicastério para os Bispos
2 – Dom Claudio GUGEROTTI (Itália), Prefeito do Dicastério para as Igrejas Orientais
3 – Dom Víctor Manuel FERNÁNDEZ (Argentina), Prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé
4 – Dom Emil Paul TSCHERRIG (Suíça), Núncio Apostólico
5 – Dom Christophe Louis Yves Georges PIERRE (França), Núncio Apostólico
6 – Dom Pierbattista PIZZABALLA (Itália), Patriarca Latino de Jerusalém
7 – Dom Stephen BRISLIN, Arcebispo da Cidade do Cabo (África do Sul)
8 – Dom Ángel Sixto ROSSI, S.J., Arcebispo de Córdoba (Argentina)
9 – Dom Luis José RUEDA APARICIO, Arcebispo de Bogotá (Colômbia)
10 – Dom Grzegorz RYŚ, Arcebispo di Łódź (Polônia)
11 – Dom Stephen Ameyu Martin MULLA, Arcebispo de Juba (Sudão do Sul)
12 – Dom José COBO CANO, Arcebispo de Madri (Espanha)
13 – Dom Protase RUGAMBWA, Arcebispo coadjutor de Tabora (Tanzânia)
14 – Dom Sebastian FRANCIS, Bispo de Penang (Malásia)
15 – Dom Stephen CHOW SAU-YAN, S.J., Bispo de Hong Kong
16 – Dom François-Xavier BUSTILLO, O.F.M. Conv., Bispo de Ajaccio (França)
17 – Dom Américo Manuel ALVES AGUIAR, Bispo auxiliar de Lisboa (Portugal)
18 – Rvdo. Ángel FERNÁNDEZ ARTIME, s.d.b., Reitor-Mor dos Salesianos.
Além disso, o Pontífice conferirá o título cardinalício a dois arcebispos e um religioso que se distinguiram pelo serviço à Igreja:
19 – Dom Agostino MARCHETTO (Itália), Núncio Apostólico
20 – Dom Diego Rafael PADRÓN SÁNCHEZ, Arcebispo emérito de Cumaná (Venezuela)
21 – Padre Luis Pascual DRI, OFM Cap., confessor no Santuário de Nossa Senhora de Pompéia, Buenos Aires (Argentina)
Divulgue essa notícia:
1. Baixe o card no botão abaixo.
2. Compartilhe nas suas redes sociais.
DEMONSTRAÇÃO DO CARD:
Bispo que é contra a conversão de jovens a Cristo será nomeado cardeal pelo Papa
Saiba mais em rgtnews.com.br
Divulgue essa notícia:
1. Baixe o card no botão abaixo.
2. Compartilhe nas suas redes sociais.
DEMONSTRAÇÃO DO CARD:
Bispo que é contra a conversão de jovens a Cristo será nomeado cardeal pelo Papa
Saiba mais em rgtnews.com.br